Epilepsia e Depressão:

Epilepsia e Depressão, um estudo feito por integrantes do Instituto do Cerebro na Puc de Porto Alegre, mostra os efeitos e impactos da depressão junto ao distúrbio.

” fizeram um estudo mostrando que, quando a depressão está associada à epilepsia, acaba contribuindo para a piora do quadro em um modelo experimental. Animais com as duas doenças tiveram maior redução do metabolismo cerebral, ou seja, da atividade do cérebro, quando comparados a animais epilépticos sem depressão. Também apresentaram um maior número de conexões anormais na rede metabólica cerebral entre regiões envolvidas com ambas as patologias.

A partir dos resultados, o grupo busca novas estratégias eficazes e seguras para prevenção e tratamento. O projeto abre caminho para estudos de redes metabólicas em portadores de epilepsia e depressão, com potencial não só para diagnóstico mais preciso, mas também para escolha e avaliação da terapêutica”, destaca o coordenador da pesquisa, diretor do InsCer”

5 Comment

  1. Procurando a correlacao desses mecanismos com o comportamento depressivo, o grupo investigou possiveis alteracoes no metabolismo cerebral em ratos com epilepsia do lobo temporal. Esse e o tipo mais frequente e refratario ao tratamento, ou seja, cerca de 30% dos pacientes deixam de responder aos anticonvulsivantes. Tambem e comum que apresentem declinio cognitivo e depressao.

    1. agradeço pela informação… vou publicar!

  2. Érica Machado Lessa says: Responder

    Boa tarde! Os médicos dizem que tenho ausência, tive a primeira convulsão aos 27 anos e nunca mais tive uma vida normal, hoje descobri que minha filha de dois anos também tem ausência, o que esta relacionada a ausência com a epilepsia! É a mesma coisa?

    1. A ausência é um dos milhares tipos de crises que existem.

      Não sei se você está medicada..o que posso te dizer ..é que esse tipo está relacionada a hereditariedade sim!

      Ma não necessariamente a mesma coisa, pode ser em graus diferentes..

  3. Really informative post.Thanks Again. Will read on

Deixe uma resposta